Recomendações gerais 

 

Introdução

 

A internet é um ambiente não-linear, ou seja, ela não possui um fluxo único. Cada página possui diversas entradas e saídas e o resultado disso é, por muitas vezes, a desorientação de quem usa o sítio. Por isso é importante que o sítio informe a pessoa em que contexto ela se encontra, o que a página faz e demarque claramente a navegação.

Não apenas a página inicial, mas todas as páginas devem ter claro a navegação e identidade do sítio. Muitas vezes a pessoa chega a uma página interna do sítio através de uma busca. Ela deve saber de pronto a que sítio aquela página pertence e quais as opções disponíveis. Em resumo o cidadão deve conseguir:

 

Rapidamente compreender o que é e como funciona o sítio;

Facilmente localizar o que busca;

Realizar os passos do serviço sem dificuldade.

 

Recomendações Gerais

 

Página inicial clara (A página inicial do portal deve deixar claro o que é o sítio, seu objetivo e as informações e serviços nele disponíveis).

Estrutura do sítio lógica e fácil (O sítio deve ser estruturado de forma lógica para o cidadão. Não é necessário que existam links para todo o conteúdo na página inicial, mas todo conteúdo deve ser facilmente acessado através da estrutura).

Estruturar a informação de forma lógica e intuitiva para o cidadão (Estruture criteriosamente a arquitetura da informação do sítio. Estabeleça rótulos, terminologias, hierarquia e menus de forma lógica e intuitiva para o cidadão, respeitando o seu modelo mental. Tanto a navegação global, quanto as navegações locais, devem estar localizadas no mesmo lugar, de modo padronizado, em todas as páginas. Não organize o sítio espelhando a estrutura departamental do seu órgão ou instituição. Evite empregar termos relacionados à informática ou o jargão interno e siglas da sua instituição).

O conteúdo mais importante antes da dobra (A "dobra" é um termo que tem origem no jornalismo. É o ato de dobrar o jornal ao meio para facilitar a leitura. No caso de páginas web, a dobra é a primeira rolagem. Em todas as páginas a parte do conteúdo mais importante e da navegação devem estar acima da dobra).

Elementos da identidade visual localizados sempre no mesmo lugar (Elementos comuns a todas as páginas, como logotipos, atalhos e caixas de busca, devem estar sempre no mesmo lugar).

A ferramenta de busca presente em todas as páginas (Preferencialmente no canto superior direito, de preferência de tamanho não menor que 27 caracteres, o que permite a visualização completa de cerca de 90% das buscas).

As páginas, seções ou serviços mais utilizados visíveis (As páginas mais utilizadas devem estar em fácil acesso na navegação e antes da linha de dobra. Em se tratando de páginas ou serviços que estão em níveis muito profundos, deve-se pensar em trazê-los para níveis mais superiores, ou criar atalhos para que o cidadão tenha seu acesso simplificado).

Não use páginas de transição (Não usar páginas sem conteúdo útil, de transição, de abertura "splash-pages" ou "em construção", que apenas oneram a navegação. Apenas o que já está pronto deve ser visível e passível de ser acessado).

Documentação, tutorial e ajuda (O sítio deve fazer uso de tutoriais e auxílios à navegação, como um mapa do sítio ou índice de palavras de A a Z. Os conceitos e termos utilizados devem estar bem explicados).

Formatos especiais de arquivo e download (O download de documentos em formatos especiais ou proprietários. exemplos: Word ou PDF deve ser limitado ao mínimo. No caso de baixa de arquivos, os links devem ser acompanhados de descrições claras e precisas sobre o seu conteúdo, tamanho e formato).

Não use janelas pop-up ou abra links em nova janela (Janelas pop-up são intrusivas e quebram o controle da página. O mesmo ocorre com links que abrem em nova janela. A decisão deve ser do cidadão. Janelas pop-up e links que abrem nova janela também são inacessíveis aos deficientes visuais).

 

 

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ TIC - Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ